Aug 27, 15

Um dia desses eu disse que quis tomar um tempo pra tentar melhorar mais o meu jeito de fotografar. Tenho lido bastante coisa e acabei esbarrando em alguns documentários tão mas tão mas tão bons que eu me senti na obrigação de vir compartilhar com vocês porque sei que muita gente que lê esse blog também curte fotografia!

As lições que podem ser extraídas desses documentários são intermináveis! Eu nunca ia conseguir aprender nada disso sozinha e ouvir o que outros fotógrafos experientes têm pra falar é de abrir muito a cabeça.

1. O Sal da Terra, Sebastião Salgado

SÓ DEUS SABE como eu esperei por esse documentário! E olha, valeu a pena esperar. Que documentário lindo, fascinante! Mais legal ainda é ver que ele, ainda com aquele sotaquezim Mineiro e simples, é um baita contador de ~causos~. Pra quem não conhece Sebastião, acho que esse é o melhor documentário pra começar.

2. Revelando, Sebastião Salgado

Mas foi após assistir Revelando que virei fã! Produzido pelo filho dele, o Juliano, esse documentário mostra o Sebastião bem de pertinho. De uma maneira descontraída, podemos ver mais do cotidiano dele com um toque mais pessoal do que Sal da Terra. Ele conta bastante das histórias que existem por trás de algumas fotografias, que são interessantíssimas. Sou apaixonada por esse documentário.

3. Finding Vivian Maier, John Maloof

Esse documentário foi produzido pelo John Maloof, mas na verdade é sobre a Vivian Maier e talvez vocês tenham ouvido falar bastante dela ultimamente. Vivian nasceu na França e foi babá nos Estados Unidos por 40 anos de sua vida. Foi apenas após sua morte que o trabalho dela como Fotógrafa foi apresentado ao mundo pelo John, que sem saber, comprou várias caixas dos negativos de filmes dela em um leilão. No processo de busca ele foi de pouquinho em pouquinho reunindo informações e decidiu fazer esse documentário, que diga-se de passagem foi nominado ao Oscar! Dela nós sabemos muito pouco, ela era uma pessoa muito misteriosa e reservada – o que deixa tudo ainda mais interessante – mas pelas fotos e relatos de pessoas que a conheciam podemos ver que ela era uma pessoa extremamente ímpar e talentosíssima.

Revireeeeeei a internet inteira procurando esse documentário legendado e não achei nada, xente :( Mas queria muito que vocês conhecessem o trabalho dela porque ela merece ser lembrada. Vocês podem ler mais sobre ela nesse artigo da Wikipédia e também podem ver mais fotos que ela tirou no Finding Vivian Maier. É de encher os olhos, prometo!

4. Série “No Olhar”

Essa série. O No Olhar é um projeto que reúne entrevistas com fotógrafos (brasileiros nessa primeira “temporada” até então) super experientes com muita coisa pra ensinar. Não tem nada técnico – é puro sentimento e emoção – eles ali falando do que os comove. É uma coisa maravilhosa de se assistir, imperdível.

Vi a série toda e 1 dia, então… Pessoas que produzem o No Olhar, POR FAVOR FAÇAM MAIS!11!!1!1

Espero que cês gostem, porque eu com toda certeza iria amar encontrar mais posts assim por aí :)

Jun 01, 16
Bom dia, Londres!
Jun 14, 15
Turistando: Stonehenge e Old Sarum
May 04, 14
Winkworth Arboretum



  • 27 . 08 . 2015

    Amei o vídeo!

    Este cara é show de bola!

    Beijos!
    http://colorindo.org/

  • 27 . 08 . 2015

    Nossa, não conhecia esses documentários, já estão reservados pra assistir!! Obrigado mesmo por compartilhar eles.

  • 27 . 08 . 2015

    olha eu aqui (tô muito tempo sem comentar em bloguitos!) :)
    coisa mar linda esse post, zenti! <3
    ainda não assisti NENHUM, shame on me, buuuuuut, já coloquei o play aqui e comecei!
    por mais posts seus de fotografia <3

    beijoks

  • 27 . 08 . 2015

    Não sou das pessoas que mais curte documentários, mas os dois primeiros já ouvi falar e ambos me deixaram curiosa… Como o assunto me interessa muito, quem sabe eu tire um tempinho pra tentar aprender um pouco assistindo-os.
    Beijos!

  • 27 . 08 . 2015

    Adorei! Não conhecia nenhum! Com certeza assistirei a todos

    http://www.oraculodeelfos.com.br

  • 27 . 08 . 2015

    Meus olhos brilham quando vejo “edições” deste Blog… Magníficos Documentários!
    Orgulho de ter vivido pertinho desta “mente Brilhante”. Tenho o sonho de vê-la num documentário como os que vi, com sua ótica da Fotografia… Amei Babi! Vou indicar para meus Amigos fotógrafos!!!

  • 27 . 08 . 2015

    adoro documentários e sobre fotografia entao… <3

  • 27 . 08 . 2015

    Cara, tudo sobre o Sebastião me fascina, o olhar dele é fora de série. A história de vida dele também é super bacana. Eu fiz trabalho de faculdade sobre ele, aiww me apaixonei. Boas indicações! ♥ bj,Blog B de Bia

    • 27 . 08 . 2015

      Oi moça! Apesar de ter assistido os documentários, não sei muito sobre ele além do que ele falou, tô querendo fazer umas pesquisas pra ver se eu acho mais material interessante sobre ele. Difícil é não admirar, né?

      Beijo e obrigada pelo comentário! :*

  • 27 . 08 . 2015

    aaaaah, eu tava procurando documentários pra assistir e vim parar aqui por causa do CDB *—* vou da uma conferida.

    abraços

    • 27 . 08 . 2015

      Aloooooo Edwin! Tudo bão? Depois quando assistir volta e me diz o que achou. Espero que tenha gostado, amo esses documentários! :)

  • 27 . 08 . 2015

    Sebastião Salgado é rei, né? Não tem como não se emocionar com esses documentários dele.

    • 27 . 08 . 2015

      Moça <3 Tião é demais. Tô apaixonada pelo trabalho dele!

      Bêjo :*

  • 27 . 08 . 2015

    Sobre o FINDING VIVIAN MAIER, JOHN MALOOF no site >>> http://www.omelhordatelona.biz/a-fotografia-oculta-de-vivian-maier-2013-legendado/ <<< Sensacional as dicas, não conhecia Sebastião Salgado, mas agora estou apaixonada.

    • 27 . 08 . 2015

      Eeeeeepaaaaa! Brigada Luh, vou atualizar o post :D