Jun 18, 17

Como eu enrolei pra fazer esse post, meu deus. Viajei pra Dubai no final de Abril por sete dias e desde então não tive a paciência necessária pra sentar aqui e escrever, mas aqui estamos! Apesar de eu ter muitas opiniões sobre Dubai, vou me reservar e tentar não fazer textão.

A cidade é super nova e não tem 100 anos – o que é quase inacreditável devido ao quão desenvolvida Dubai é. Habitada por quase 3 milhões de pessoas, esses habitantes são por grande maioria imigrantes, sendo a maioria desses de origem Indiana, Paquistanesa e Bangladeshi – apenas 17% da população é nativa. A cidade é praticamente conduzida por imigrantes. Do faxineiro ao garçom. Da cozinheira até a babá. Do engenheiro até o pedreiro que ajudou erguer aqueles prédios enormes.

Gente, eu sou imigrante e se tem um assunto de qual eu tenho propriedade pra falar É DESSE. A primeira coisa que eu reparei MINUTOS após sair do aeroporto, foi o quanto esses mesmos imigrantes são mal tratados. É uma coisa descarada, absurda e arcaica. No conforto do carro com ar condicionado eu vi gente trabalhando sob um sol de 44 graus em uma cidade construída no meio do deserto.

Eu me senti extremamente incomodada em Dubai. Me senti incomodada porque ali eu era a turista, a que estava confortável tomando uns bons drinks no restaurante, mas na real sabia que se eu tivesse balançado no saco errado seria eu ali sendo maltratada pelas madames. Não dava pra fazer vista grossa e fingir que eu não sabia MUITO BEM o que esse povo sofre, então o tempo inteiro que eu estive lá eu tive uma sensação de estar fazendo algo errado, uma culpa, sei lá. Se a vida pra gente já é difícil aqui no UK imagina num lugar desse, onde as leis que protegem os trabalhadores são praticamente não-existentes?

Dubai - Uai Babi

Deixa eu só lembrar que essa regra de imigrante ser tratado mal só se aplica se você NÃO FOR branco/europeu, tá? Se você for um expat alemão tá de boa porque provavelmente é patrão. Se for imigrantezão mesmo cê tá na bosta.

Não me levem a mal, a cidade em si é bem bonita. Viajar só pra ver arranha-céu não é meu estilo, mas tenho que admitir que Dubai tem sua beleza. Fiquei hospedada na casa de amigos e pude ver bem de perto como é o dia-a-dia de quem mora e trabalha lá. Mesmo que todo mundo evite sair de casa antes do sol ir embora e NINGUÉM ande de transporte público (só turista e os trabalhadores com poder aquisitivo bemmm menor), consegui aproveitar bem e cobri praticamente todos os pontos turísticos de lá. Fiz até um safari no deserto! Também passei um dia em Abu Dhabi, mas não tirei nenhuma foto :(

Resumo da ópera: A cidade é bonita mas trata muito mal a mão de obra. Não sei se eu voltaria.

May 09, 13
Turistando na Itália – Veneza
Aug 25, 15
Rolêzinho em St Katharine’s dock
Dec 31, 12
Winter Wonderland em Londres



  • 18 . 06 . 2017

    Sempre ouvi falar isso mesmo sobre os Emirados, imigrantes mais pobres sendo tratados como lixo. São eles que ajudam a erguer as duas grandes cidades: Dubai e Abu Dhabi. Imagino que se passando 1 semana já incomodou, imagine morar num lugar desses? Prefiro muito mais a cultura e história da Europa do que o luxo e ostentação de Dubai… Também não sou dessas que gosta de viajar para ver prédios, a não ser que ali tenha realmente alguma história).
    Tirando esse fato, as fotos ficaram lindas, o lugar é realmente bonito!

    bjus