Feb 16, 18

Perdi a conta de quantas vezes eu já choraminguei nesse blog o arrependimento que eu sentia por ainda não ter entrado faculdade (1, 2). Por mais que hoje em dia um curso superior não seja necessário para ser uma pessoa bem-sucedida, isso sempre foi importante pra mim e uma coisa que eu queria muito fazer, porém até então nunca tive estabilidade o suficiente pra mergulhar de cabeça em algo tão grande.

A semente dessa ideia já havia brotado na minha cabeça há alguns anos atrás, mas foi na Rodovia Pan-americana, indo de busão de Puno para Cusco, que eu finalmente resolvi que essa era a hora – em um cenário maravilhoso e ideal pra qualquer tipo de reflexão. Foram 10 horas de viajem onde eu não tinha nada pra fazer além de pensar, e eventualmente eu senti aquele “clique” que uma decisão recém tomada faz dentro da gente. A partir daquele momento eu sabia que eu não sossegaria enquanto não conseguisse.

Você, caro leitor que se formou aos 22 anos sem nenhuma dificuldade, provavelmente não vai entender o que isso tudo significa pra nós, pessoas mais velhas que estão correndo atrás disso tanto tempo depois de ter deixado a escola. É uma mistura de medo e ansiedade e orgulho por nos amarmos o suficiente pra ir em busca de algo melhor, mesmo que um pouco atrasados.

Como meu histórico estudantil está no BR e daria maior trabalhão trazer pra cá, descobri que seria mais rápido se eu fizesse as provas de Inglês e Matemática que a universidade pedia, mas o único problema era que eu só teria duas semanas pra me preparar. Estudei igual uma maluca com um desespero digno de quem não faz uma continha de divisão no papel há mais de uma década – e passei! Ainda não cheguei à conclusão de como exatamente essa aprovação aconteceu, certeza que deve ter rolado intervenção divina nissaê. Mas num vou questionar né? ¯\_(ツ)_/¯

O curso que vou fazer se chama Tourism & Travel Management (aka Turismo com ênfase em gerenciamento) pela London Metropolitan University. Eu estaria mentindo pra vocês se dissesse que sempre quis cursar isso – na vdd meu sonho era ser arqueóloga – então você deve estar se perguntando por que diabos eu escolhi Turismo, e eu explico: É o que faz sentido pra mim, já que 1) tenho quase 6 anos de experiência na área 2) eu curto pra caramba trabalhar com isso. Minha intenção é me especializar em planejamento e desenvolvimento, mas é uma área com tantas ramificações que talvez eu mude de ideia em um futuro próximo.

É interessante mencionar o tanto de negatividade que eu tô recebendo quando conto pra pessoas que vou entrar na faculdade e sobre o curso que vou fazer. A frase mais comum que eu tenho escutado é “você está perdendo tempo”. Como se conhecimento fosse perda de tempo? Um diploma não é a única alternativa para quem quer subir de vida, mas um diploma também não é nenhuma sentença de fracasso. Principalmente pelo fato do curso de Turismo ser tão desvalorizado e malvisto no Brasil – mas o que as pessoas não veem é que ele vai muito além de apenas vender pacotes pra Porto Seguro.

Parece que pra conquistar aprovação da galera a gente tem que se limitar a cursar apenas Direito, Engenharia, Medicina ou Psicologia, qualquer outra coisa é besteira. Ainda bem que validação de quem não paga meus boletos é a última coisa que eu tô procurando nessa vida.

Depois de tantos anos eu finalmente tô fazendo algo pro MEU bem, MEU crescimento, MEU futuro. Algo SÓ PRA MIM, que EU quero, que EU corri atrás. Tô bem orgulhosa de mim mesma.

Jun 22, 16
Inventário
Apr 14, 17
Inventário #3
Oct 06, 17
Inventário #4



  • 16 . 02 . 2018

    “vc está perdendo tempo” cara, nossa, tem que ser muito babaca pra querer opinar lixo na vida das pessoas, né? Aff eu espero que a essa altura vc esteja é muito bem feliz e resolvida, aprendendo muitooooo com essa experiência toda, viu? Arrase muito! s2

  • 16 . 02 . 2018

    Boa sorte nesse novo curso! Eu adorei a época da faculdade e acredito que conhecimento é sempre importante. Você vai arrasar <3 O curso que você escolheu é incrivel e te abre para um monte de oportunidades. Boa sorte <3

  • 16 . 02 . 2018

    OMG! você vai fazer uma faculdade em Londres <3 que lindo! eu acho vou ser sincera, que a escolha do curso de faculdade, tinha que ser mais pra frente sabe, com 17 anos a gente não sabe o que quer fazer da vida, a gente tá totalmente perdido. Até porque hoje em dia, as possibilidades aumentaram pra cara****, mas eu gostei da sua iniciativa e da sua coragem!

    Não por enfrentar os estudos (porque acho que todos tem capacidade, e não tem hora pra isso), mas por seguir seu sonho, por seguir sua vontade!

    Eu imaginei que você iria receber criticas, mas ouve e não deixe isso te afetar! Ai como eu enfrento isso todo dia, sobre a minha profissão não ser bem vista, ou valorizada :(

    ISSO AI! seja livreee e quero saber tudo sobre o curso, sobre as aulas e sobre tudo! ahahaha <3

    Boa sorte nessa nova etapaaaa! vai com tudo!

  • 16 . 02 . 2018

    Apesar de faculdade não ser requisito para se ter uma vida bem sucedida, ela é uma fase de vida onde é possível escolher entre vivenciar ou não, e as experiências nunca são perca de tempo.
    Arqueologia é super legal, mas até onde eu sei, existe apenas uma faculdade no Brasil que disponibiliza esse curso, então, seria melhor procurar estudar fora mesmo. De qualquer forma, o curso que vc vai fazer, mostra que vc está com os pés no chão, pois o curso lhe trará ainda mais conhecimento na área que vc já tem experiência.
    E nem se preocupe com os comentários negativos, isso acontece com qualquer curso. Vai em frente e seja feliz fazendo aquilo que te faz bem.
    Fico no aguardo para ler mais posts sobre essa experiência, de como anda a faculdade e se você se adaptou a voltar a estudar depois de algum tempo.
    Primeira vez que visito seu blog e amei.
    Beijo!

  • 16 . 02 . 2018

    Olá,

    Meu nome é Renata, conheci seu blog recentemente por acaso e já me apaixonei. Já salvei no meu blogroll e quero acompanhar a partir de agora! *-*

    Fiquei feliz por você estar feliz por começar uma faculdade já que esse sempre foi um sonho seu. Não ligue para a opinião dos outros, gente pra nos colocar pra baixo e que nem sabe das nossas motivações e desejos sempre vai ter, o importante é você ignorar esse tipo de gente e fazer algo apenas por VOCÊ, porque só assim você vai ser feliz.
    Enfim, muito boa sorte nessa nova etapa pq você vai precisar (já fiz facul, não é fácil haha mas também é maravilhoso, uma verdadeira mistura).

    Beijão!

  • 16 . 02 . 2018

    Estou muito feliz por você! Sério! E muito orgulhosa pela futura Turismóloga haha
    Também estou cursando Turismo e olha… nossa área no Brasil é difícil! Um dos nossos maiores problemas é as pessoas não saberem o que a gente faz. E são TANTAS, MAS TAAAANTAS coisas que um Turismólogo pode atuar que ficaríamos horas conversando sobre. E você, provavelmente, vai mudar muuito de opinião quanto a área que quer trabalhar. O Turismo tem tantas coisas incríveis para trabalhar!
    Te desejo tudo de bom nessa nova vida de universitária!!

    Abraços!

  • 16 . 02 . 2018

    Arrasou muito, mana! Parabéns <3
    Esquece o que os outros falam e segue seu coração!
    Beijos!

  • 16 . 02 . 2018

    E continue assim orgulhosa de vc mesma pq vc MERECE Babi!! Corre atrás do seus sonhos, suas metas e principalmente de conhecimento, pq nunca é demais!! Eu ainda vou fazer uma segunda graduação e já comecei ouvindo bosta das pessoas. Mas o que importa é a felicidade.

    Sucesso pra ti Gata

  • 16 . 02 . 2018

    aaaaaaa que legal babi, parabéns. esse sentimento de ver a gente cuidando da nossa vidinha e avançando nela é tão gostoso né? mesmo quando o mundo ao nosso redor parece achar que a gente tá fazendo justamente o oposto. é o clássico disappointed but not surprised. e outra né, acho que nunca é tarde pra ingressar, que tá ok a gente mudar de ideia mil vezes, que tá ok a gente fazer algo pelo simples fato de fazer sentido no momento. bem como você falou, conhecimento nunca é perda de tempo e independente do curso e da aplicabilidade, o universo universitário é um mundo de experiência e possibilidades. sempre vale a pena :)

    mais uma vez parabéns e sucesso nessa nova jornada :)

  • 16 . 02 . 2018

    Parabéns, Babi! Fiquei muito feliz ao ler seu post, que se trata de uma realização tão pessoal. E parabéns por ter passado na prova, que deve ter sido surreal de difícil!!!

    Não se preocupe mesmo com o que o povo fala. Sempre vão criticar, não tem jeito.

    Boas aulas por aí! ❤

  • 16 . 02 . 2018

    Parabéns, Babi! Não dê ouvidos às pessoas ruins, apenas siga o seu coração e lute pelo que tanto almeja! Desejo muito sucesso nessa nova etapa. Beijos!!!

  • 16 . 02 . 2018

    Parabéns Babi, torcendo muito por você, esse curso tem tudo a ver contigo e vai te dar muitas coisas maravilhosas! Um grande abraço e saudades 😘🎉