May 12, 15

Desde que comecei a trabalhar em uma agência de viagens me vi com uma pilha de serviço sem fim na minha frente. E se eu não tomo nota do que eu tenho que fazer, abigos, podem dar adeus à tarefa que agora ela vai ficar incompleta pra sempre, seja ela qual for. Existem inúmeros métodos de organização pela interwebs afora mas eu não conseguia seguir nenhum à risca porque eles não se adaptavam bem ao que eu precisava e não eram nada práticos. Por isso meus planos de organização sempre falhavam e no final minha agenda era composta de notas estranhas e desconexas sobre coisas que eu não fazia a mínima ideia do que se tratavam.

Até que eu conheci o Evernote e vi que nele eu conseguiria acomodar do meu jeito simples, sem muito auê, tudo que eu preciso lembrar e manter um certo controle sobre. Não sei se alguém além de mim usa o Evernote desse jeito, mas eu acho um sistema extremamente útil pra quem tem que se lembrar de muita coisa diariamente.

Tomara que isso ajude alguém como me ajuda todos os dias! :)

como-se-organizar-com-evernote

Que troço é esse? Pra quê serve?

Pra ser direta e simples, o Evernote é um programinha onde você pode fazer listas e anotações. É bem como se fosse uma agenda, só que disponível em várias plataformas. Você pode usar tanto no computador (Windows ou Mac) como também pode baixar o aplicativo no seu telefone ou tablet (iOS ou Android). Uma das coisas mais legais é que suas notas são automaticamente sincronizadas em todos os dispositivos em que você possui o Evernote instalado (contando que você tenha uma conexão com a internet, dã.), assim você pode fazer que nem eu e revisar suas coisas no celular enquanto morre de tédio no busão :D

Existem outras funções como inserir notas de áudio e anexar arquivos, o WebClipper (que salva prints que você tira da web) e o WorkChat (que te permite conversar com computadores em uma rede), mas sinceramente ainda não vi muita necessidade em usá-los. Tão aí pra quem achar interessante!

Como eu me organizo no trabalho:

Uso meu Evernote tanto para o trabalho como para uso pessoal, mas meu conselho pra vocês é: não cometam esse mesmo erro. Na hora de fazer sua conta, use o e-mail do trabalho para as coisas do trabalho e mantenha essa separação. Digo isso porque se eu deixar meu Evernote aberto, pode ter um ~pescoçudo~ pra vir bicar minhas pastas pessoais, entendem?

Tirei esse print pra tentar ilustrar melhor pra vocês como funciona. A qualidade ficou meio ruinzinha, mas acho que vai dar pra entender!

evernote

1 e 2 — Notebooks e pastas de assunto:

Dentro de Notebooks você pode criar pastas e separá-las por assunto. No meu caso eu tenho um para as coisas pessoais (1) e uma para coisas do trabalho (2). Você pode criar quantas quiser!

2 e 3 — Divisão mensal e divisão semanal:

Como tenho que cuidar de vários passageiros e cada um viaja em uma data diferente, fica em lugares diferentes e tem necessidades diferentes, eu precisei primeiramente me organizar por mês. Criei 12 pastas, uma para cada mês (2).

Dentro de cada mês eu crio notas (3) correspondientes às datas de cada semana do mês. Como por exemplo: 2ª semana – 07/04 até 10/04. Eu particularmente acho melhor separar as semanas por dia útil pra não confundir nada com o final de semana. Então basicamente minha semana começa de 5 em 5 dias, que é quando eu trabalho.

4 e 5 — Rotina e divisão de tarefas:

O ritmo que criei foi o seguinte: A primeira coisa que eu faço quando chego no trabalho é checar meus e-mails. A partir daí faço uma lista no topo (4) de tudo que precisa ser feito com urgência e marco de amarelo aquilo que é urgentíssimo. Depois que já tenho tudo que é urgente, faço uma divisão por passageiros (5) e anoto tudo que eu preciso fazer para cada um deles.

Quando a tarefa está completa, passo um risco tachado por cima (assim) e marco o quadradinho da esquerda com um ~tick~ para saber que eu posso esquecer. Não deleto porque de vez em quando eu acabo precisando voltar nela pra lembrar de alguma coisa.

Lembretes e tarefas futuras:

Aí inevitavelmente temos o passageiro que compra a viagem pra daqui 6 meses. Imagine como alguma tarefa futura da qual você precisa lembrar de alguns detalhes e não quer confiar na memória ou em um papel qualquer. Como eu sei que eu vou avançando nos meses já criados, para tarefas futuras que correspondem a um outro mês eu faço assim:

Se surge algo a ser feito no dia 30/09 mas ainda estamos no dia 01/04, eu vou lá na 4ª semana de Setembro (correspondente ao dia 30) e adiciono a tarefa com todos os detalhes. Claro que quando você for no mês de Setembro as divisões semanais ainda não estarão criadas, então crie de uma vez se você estiver com tempo ou só faça a anotação e crie depois se estiver com pressa.

Para adicionar um lembrete: Caso você queira adicionar um lembrete, clique em lembrete lá em cima e adicione a data, e se quiser pode adicionar uma hora também. O problema disso é que você só vai receber o alerta do lembrete se seu Evernote estiver aberto no seu computador… Mas não seja por isso! Minha vida ficou mais linda quando descobri que você pode ir em configurações e adicionar um endereço de e-mail para onde esse lembrete será enviado na data e hora que você escolheu, yay!


Genial esse Evernote, né? Como disse no começo do post, não sigo método nenhum. Meu Evernote fica aberto o dia inteiro no computador do trabalho e eu me acostumei a automaticamente anotar nele toda vez que surge uma nova tarefa.

Citei meu exemplo em agência de viagens mas vocês podem facilmente substituir por áreas da vida profissional (ou pessoal) que vocês querem organizar, por exemplo:

» Contas a pagar (separadas por mês)
» Lista de afazeres domésticos (separados por semana)
» Agenda de posts para seu blog (separados por mês, semana ou frequência que você quiser)
» Organização de projetos (separados por assunto e se necessário por mês)
» E por aí vai, as possibilidades são infinitas!

Eu ainda acho meio ruinzinho o sistema de lembretes deles. Sinto muita falta de um calendário, e seria perfeito se eles bolassem um que fosse clicável e que sincronizasse com as notas já existentes.

EVERNOTE, NÃO SEI O QUE SERIA DA MINHA VIDA SEM VOCÊ!  ♥‿♥

Sep 12, 14
Layout novo!
Aug 30, 14
Uma breve pausa!
Oct 19, 14
One lovely blog awards



  • 12 . 05 . 2015

    Eu amo muito o Evernote. Não sei o que seria da minha vida sem ele e de verdade, não quero saber kkkk

    A Thais Godinho do blog Vida Organizada gosta muito dele tbm e da varias dicas de como adapta-lo a sua vida. Me ajudou muito!

    Adorei o post. E adoro falar sobre organização lá no Caos.. Beijos ;)

    • 12 . 05 . 2015

      Ba, neu também não tenho a mínima ideia do que seria da minha pessoa se não fosse o Evernote. Uso no trabalho todos os dias até hoje, sabia? Eu acompanho a Thais deeeeeeesde os primórdios do Vida Organizada, ela realmente dá umas dicas preciosíssimas.

      Brigada pelo comentário e beijo beijo! :**

  • 12 . 05 . 2015

    Baixei aqui e vamos acompanhar mais uma saga de tentar me organizar hahahaha
    obrigada pela dica, lindssss <3

    • 12 . 05 . 2015

      E ai Karol? Tentou? Gostou? Eu fico chateada quando me falam que não gostaram do Evernote porque olha, te juro que eu não sei o que seria de mim sem ele principalmente no trabalho! Já teria me perdido há muito tempo ahehaueha

      Bejo :***

  • 12 . 05 . 2015

    Evernote é minha vida! Não sei o que faria sem ele! Melhor coisa poder usar tanto no celular quanto no computador <3 AMO!

    • 12 . 05 . 2015

      Ei Isa! Moça, nem me fala. Eu não seria ninguém sem meu Evernote e com certeza já teria sido despedida de tanto que minha cabeça é nas nuvens!

      Beijo beijo :***

  • 12 . 05 . 2015

    Eu amo o evernote <3 ele é a melhor coisa que já me aconteceu! Eu faço tudo nele tbm. Coisas do blog, da faculdade, da vida, enfim! É maravilhoso mesmo! Eu não sabia que dava para fazer pastas <3 cada vez melhor!

    http://www.prefirobsides.com.br/

    • 12 . 05 . 2015

      Ei Lid! Pode fazer pastas sim, ajuda demais na hora de organizar! Eu no começo não sabia que tinha jeito também não, quando descobri foi como descobrir um novo mundo afaiuhfoaiufha

      beijo! :*

  • 12 . 05 . 2015

    Sempre que vejo gente falando do Evernote acho genial, mas não consegui me adaptar! Fico só com as minhas listinhas no Wunderlist mesmo, hahaha.

    http://www.yesshedoes.com.br

    • 12 . 05 . 2015

      Wanilinha do meu cortassem <3

      Então moça, o legal do Evernote é que ele não é limitado. Ele te dá as ferramentas e você pode usar elas como cê quiser sabe? Tenta explorar ele mais um pouquinho! Existem muitos métodos por aí, mas eu sou péssima pra seguir sáscoisa... Mas quando o bicho pegou eu consegui achar esse jeitinho e ó, num largo por nada! :)

      Beixo :*****

  • 12 . 05 . 2015

    Eu sempre usei o evernote, na faculdade foi o que me salvou daquele vida corrida de estagio + estudos + vida pessoal. E continuo usando sempre para me organizar :)
    O que me ajuda sempre é anotar em papel mesmo, por isso uso um combo evernote + planner semanal!
    Adorei o post! Um beijo Babi

    • 12 . 05 . 2015

      Oin moçaaaaaa!

      Pois é menina, eu descobri ele há um tempo mas só ano passado eu comecei a realmente usar ele desse jeito que eu uso hoje. Mas olha, uma coisa que eu NUNCA, por mais que eu tentasse, consegui me acostumar foi agenda de papel. Eu sempre esquecia em casa ou esquecia de colocar na bolsa ou tava em lugar que não tava pra anotar, esquecia a caneta… aiuehaoeiuhaeiuh

      Que bão que cê gostou! Beijão bem grandão :***