Nov 05, 18

No começo achei que não ia postar nada sobre a viagem aqui, mas mudei de ideia. A razão pela qual eu tava meio relutante era porque eu não queria uma abordagem somente de dicas turísticas, com aquela pressão de um manual de viagem perfeito. O motivo pelo qual eu mudei de ideia é que vi que se eu não registrasse aqui enquanto eu ainda lembro de tudo vividamente, talvez muita coisa se perderia na minha memória.

Bolivia La Paz

DIA 1 – CHEGADA EM LA PAZ

Chegamos em La Paz às 2 da manhã e fomos direto para o hotel. Correria absoluta na hora do check-in porque metade das pessoas estava passando mal pelo cansaço da viagem que juntou com a altitude e dificuldade para respirar. Eu me dividindo entre acomodar todo mundo nos devidos quartos, ajudar os porteiros com as malas, arrumar oxigênio e chá de coca pra todo mundo e combinar o horário de encontro no dia seguinte. Eu mesma só consegui entrar no meu quarto lá pelas 6 da manhã!

Não posso dizer que dormi por 2 horas porque quando cheguei no quarto eu não conseguia fazer nada que não fosse olhar para aquela vista maravilhosa da janela – eu tava simplesmente embasbacada – e pensei: Que se foda dormir, dormir eu durmo em Londres!

Às 8 da manhã eu já estava pronta e arrumada esperando a galera no restaurante. A altitude também me afetou e eu não estava 100%, mas comi umas frutas, tomei um cházin de coca e de boa. Eu tava tão feliz que eu não tinha nem tempo pra passar mal.

Ninguém dormiu muita coisa e como a maioria do pessoal ainda tava meio ruim, decidimos que seria melhor descansar para o tour que iríamos fazer no dia seguinte. Terminamos o café e cada um subiu para o seu quarto – incluindo eu. Só que não pra descansar: fui trabalhar! Fiquei a tarde inteira confirmando que tudo estaria certo para os próximos dias – aliás, essa era minha rotina toda santa noite. Terminei o que eu tinha que fazer, pedi comida e desmaiei.
 

Nesses dois dias ficamos hospedados no Camino Real Suites, um hotel 5* na região Sul de La Paz. É um hotel caro e bem bonito. Eu nunca tinha me hospedado em hotéis alto nível e pude ver que o serviço e amenidades do hotel fazem o dinheiro de quem pagou valer a pena. Quartos enormes, cama super confortável e funcionários prestativos.


DIA 2: CITY TOUR, TELEFÉRICO, VALE DA LUA E MIRANTE

Descansei bastante, porém senti mais ainda o quanto era difícil respirar. Gente, levantar da cama e vestir uma blusa era um esforço hercúleo! Mas me arrumei e desci. Daí pouco tempo o guia já apareceu e começamos o tour.

O tour da cidade

Minhas primeiras impressões de La Paz – IGUALZIN BELO HORIZONTE!1!!1 Passeamos pelos bairros de San Jorge e San Miguel, que são as áreas mais antigas de La Paz, visitamos algumas igrejas e seguimos para a primeira atração do dia: O teleférico!

Mi Teleférico

Minha primeira experiência andando de bondinho! O Mi Teleférico opera nada mais nada menos que 4000m acima do nível do mar e é considerado o mais alto do mundo. Ele transporta mais de 3 mil pessoas diariamente entre La Paz e El Alto (que é onde o aeroporto internacional fica). O serviço é maravilhoso – a passagem custa 3 bolivianos (cerca de R$1,50) com espera máxima de 15 segundos entre cada bondinho. É tudo limpinho, novinho e bem cuidado, achei o máximo. E ah, ele funciona usando energia solar em grande maioria – impacto ambiental é assunto importantíssimo na Bolívia.

Mercado de Las Brujas

Continuamos para o Mercado das Bruxas, que é um mercado ao ar livre bem no meio da cidade. É interessante como a maioria das mulheres mais velhas usam vestimentas tradicionais como a ‘pollera’ (saia volumosa colorida), chapeuzinho e poncho colorido. Não tirei foto porque acho invasivo sair enfiando a câmera na cara dos outros e também porque elas são muito reservadas nessa questão.

O Mercado das Bruxas tem umas coisas muito doidas que vão de souvenir e ervas medicinais até fetos de lhama seca, que algumas pessoas enterram no terreno de casa como uma cha’lla (oferenda) para a deusa Pachamama – a mãe terra. E não façam essa cara porque eles não matam a llama – eles usam os fetos que vieram de abortos passados (ou pelo menos foi isso que o guia disse). De qualquer maneira é algo que é estranho pra nós, mas normal pra eles. Toda cultura deve ser respeitada.

O Vale da Lua

A próxima parada foi um dos pontos turísticos principais da cidade, o famoso Vale de la Luna. Ele na verdade não é um vale – é labirinto doido de cânions enoooormes compostos de argila e arenito, formados pela erosão da chuva e vento. Alguns guias contam que o Vale da Lua recebeu esse nome após uma visita do astronauta Neil Armstrong, que fez um comentário sobre como o local se parecia com a superfície da lua. Parece realmente que a gente tá em outro planeta!

Infelizmente não ficamos por muito tempo lá, o terreno era um pouco irregular e algumas pessoas estavam com dificuldade na hora de caminhar. Mas foi tempo o suficiente pra curtir o lugar e tirar algumas fotos.

Mirante Killi Killi

Já era de tardinha e faltava pouco tempo para o pôr-do-sol, o que faz desse mirante um lugar ótimo para admirar a beleza da cidade e descansar um pouco as pernas depois de muita andança. Dali dá pra ver a cidade praticamente toda e de bônus a montanha Illimani no fundo.

O que deixou tudo ainda mais memorável era uma batalha de rimas que tava rolando na entrada do mirante quando a gente tava indo embora – foi legal porque puder ver um pouco do lado mais tradicional da cidade durante o dia, fechando com um lado mais contemporâneo produzido pelos xofens.


Voltamos para o hotel lá pelas 8 da noite, satisfeitos com o dia produtivo que tivemos. Tomei um banho, pedi uma comida e entrei em um mini-coma pelas próximas 5 horas. Precisava descansar bastante já que no dia seguinte iríamos para UYUNI! Assunto para o próximo post :P

Apr 26, 15
Turistando em Brick Lane
Nov 18, 15
Rolê em São Thomé das Letras
Feb 02, 14
Cemitério de Highgate



  • 05 . 11 . 2018

    O TANTO QUE EU TORCI POR ESSE POST!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Eu vou voltar depois pra ler com calma tomando nota.
    Nossa, tô muito abalada. Eu queria muito esse roteiro. Sério.

  • 05 . 11 . 2018

    aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa apareceu a margarida!!!! tô bem feliz com esse post novo e adorando saber as coisas da viagem! <3