Dec 22, 15

Apesar de não ter muita coisa a ver comigo fazer posts assim (muito chama-google esse título), isso é uma coisa que MUITA gente me pergunta. Todo mundo quer saber como é viver aqui, o que é caro, o que é barato, se o custo de vida em Londres é realmente alto quanto todo mundo fala.

Por mais que eu ODEIE isso em blogs, infelizmente vou ter que colocar o tão odiado “leia mais” nesse post porque ele ficou ridiculamente grande e tava me dando ~neurvosor~ ver esse trem desse tamanho ocupando o espaço todo. Me perdoem! Então quem tem curiosidade de ler e saber mais sobre, é só clicar! :)

Preciso pedir que ao ler esse post, vamos combinar de todo mundo fazer de conta que mora em Londres, trabalha 8 horas por dia e ganha £7.50 por hora, o que te dá mais ou menos £1200 por mês (sem contar o tax – impostos – que são descontados mensalmente, mas essa história é outra).

1. Salário e impostos

Primeiramente preciso deixar claro pro cês: Ganhar £1.200 por mês não é muito (e cês vão ver porque mais abaixo!). O salário mínimo aqui é de £6.50 por hora, mas vamos continuar com o exemplo que você ganha £7.50 por hora e sendo assim, £1200 por mês. Não vamos pensar nos impostos pra não ficarmos tão tristes e com vontade de cortar os pulsos com faca de serrinha, mas estejam preparados pra ter no mínimo uns £100 extraídos mensalmente do seu suado dinheirinho.

A frequência com qual seu salário é pago pode ser semanal, quinzenal ou mensal. Isso pode variar, mas a maioria dos lugares paga mensalmente. Se você prefere receber semanalmente ou quinzenalmente, isso é uma coisa que pode ser acertada com seu chefe antes que você comece a trabalhar.

2. Acomodação

Uma das coisas mais caras de Londres é o aluguel. É um absurdo, praticamente surreal de TÃO caro! Pra vocês terem uma ideia, esse quarto em um bairro que não é de tão fácil acesso ao metrô e não é muito tranquilo pra se andar sozinha de noite (já morei lá), custa £180. Tem coisa mais barata, mas hoje em dia é difícil achar algo habitável por menos de £150 por semana.

E tomem nota: Isso é um quarto em uma casa DIVIDIDA e o aluguel é POR SEMANA. Contas de água, luz, gás e internet na maioria das vezes são incluídas no preço do aluguel, assim como os móveis que também já vêm com o quarto. Geralmente você não conhece quem mora na casa e vocês quase não se veem por conta dos horários doidos em que cada um trabalha. Se você mora em uma casa onde você conhece e é amigo de todo mundo, considere-se uma pessoa sortuda!

Então essa brincadeira te custa £180 pila por semana, o que dá £720 conto por mês. Ainda não é nem o décimo dia útil do mês e já se foi 60% do seu salário, te sobram £480.

3. Transporte

Vai chegar no trampo como? Tem que pagar o transporte e você (até então) tem £480 pra brincar. Digamos que você não deu muita sorte em achar algo mais próximo e mora em Barking (Zona 4, longe porém mais barato) e trabalha em Hammersmith (Zona 2). A lógica, pelas zonas, seria ser tudo pertinho né?

Mas não! Cê tá é bastante fodido porque cê vai ter que varar de uma distância equivalente de Oiapoque até Chuí pra chegar no trabalho. São lados opostos da cidade! Quem entende? Vejam essa foto aqui pra entender mais esse esquema das zonas.

Se você trabalhasse 5 dias na semana e pagasse transporte só pra ir trabalhar, seu gasto ficaria na média de £8 por dia (£40 por semana), o que daria £160 ao mês. Porém, o Travelcard de 7 dias que vai da Zona 1 até a Zona 4 custa £46.10 por semana. Com ele você pode pegar ônibus e metrô à vontade contando que permaneça dentro das zonas designadas. Seu gasto com transporte que era pra ser £160 vai pra £184 por mês, caso você opte pelo Travelcard. Compensa pra certas pessoas, mas pra mim por exemplo não valeria a pena.

Imaginando que você vire um ermitão que não sai pra lugar nenhum no fim de semana e queira optar pela opção mais barata, aqueles preciosos £480 agora viram £320 depois de pagar £160 ao mês pelo transporte.

22

 

4. Alimentação, vestuário e higiene

A sorte é que é muito fácil achar preço bom pra comida aqui! Supermercados como Iceland, Lidl, Aldi e Morrisons tem sempre os melhores preços. É difícil estabelecer gastos com comida porque eles variam de pessoa pra pessoa, mas dá pra sair com a sacola do supermercado cheia por bem pouco se você pesquisar preços e economizar cada pennyzinho centavinho. Supondo que você cozinhe pra você mesmo e leve para o trabalho, uns £50 (ou até menos!) por semana quebraria o galho fácil dependendo do que você gosta de cozinhar. £200 conto por mês com comida, sobram £120.

Com roupa também é a mesma coisa. Na Primark, que é uma loja que todo mundo conhece, o preço médio de uma blusinha simples das mais baratas é de £3 a £5. E não é de péssima qualidade como todo mundo pensa não! Pode não ser de uma qualidade incrível, mas dá pro gasto sim. O melhor exemplo disso é esse sapato imortal da Bruna que ela comprou lá há anos atrás e tá novinho até hoje. Roupa é uma coisa que não se compra todo dia/mês (pelo menos eu não compro!), então digamos que você gasta £50 por mês com alguma roupinha boba. Você agora tem £70.

Produtos de higiene são bem baratinhos, então com £20 cê consegue passar o mês/quinzena fácil, dependendo do seu gosto com marcas de shampoo. Você consegue achar um pacote de papel higiênico com 6 rolos por menos de £3. Pasta de dente, fio dental e essas coisas também são bem baratinhas.

Te restam cinquenta libras esterlinas.

5. Contas (telefone etc)

Com base nos meus gastos, além das coisas que citei acima a única conta extra que eu não abro mão é a minha conta de telefone. AINDA BEM que os preços dos planos de internet/minutos/mensagens aqui são MUITO bons! No meu caso, eu tenho um iPhone 5S que me custa £30 por mês. Tenho 10gb de internet + mensagens ilimitadas + minutos ilimidados, mas meu plano é considerado caro porque existem outros planos por aí com bastante internet e bem mais em conta. Então digamos que você já tem um telefone e paga £10 por seu plano.

£40 rainhas no seu bolso.

6. Vida social

Vamos concordar, pelo pouco que vocês estão vendo a vida em Londres não é fácil. Você vai precisar de amigos! São eles que vão segurar sua barra quando você estiver no aperto, então bons amigos são essenciais aqui. Então digamos que você é uma pessoa muito regrada e ainda tem os £40 que te sobravam. Você quer dar uma saidinha e no final de semana quer ir pra um pub em algum lugar. Você quer espairecer, talvez tomar uma cervejinha pra relaxar. 1 pint de cerveja custa em média £3 ou £4 conto em um pub. Se você for beber em casa, por £5 (ou menos) você compra um pack de 4 long-necks. Então digamos que você vai economizar e beber em casa. 

No fim das contas depois de tudo isso, te restarão £35 (e olhe lá!). Isso se você não tiver alguma despesa extra, o que eu citei no post foi só o BÁSICO do BÁSICO. Quando a gente vê que as coisas estão apertadas e não vai dar pra cobrir tudo, a gente arruma mais um trabalho, pede um aumento, tenta economizar (mais ainda) aqui e ali…

Deu pra ter uma ideia do quanto é difícil? Ainda tem gente que ganha bem menos que isso e consegue fazer o dinheiro render horrores. E sério, respeito demais quem passa aperto aqui em Londres e mesmo assim não desiste. A resiliência do Brasileiro é incrível!


Não quero que ninguém que leia esse post e tome minhas estimativas como verdade absoluta – são apenas estimativas baseadas no que vivo aqui – e se você pensa em morar aqui um dia, não desista! Existem trabalhos que vão te pagar mais, você vai achar meios de economizar e não vai ser tão ruim assim.

Não escrevi esse post querendo ser pessimista, pelo contrário. Quis ser realista e mostrar que a vida em Londres pra quem é trabalhador NÃO É glamurosa que nem todo mundo pensa, e tá longe de ser!

Oct 06, 17
Inventário #4
Feb 16, 18
Eu, universitária
Jun 22, 16
Inventário



  • 22 . 12 . 2015

    Amei seu blog!
    Estou indo de intercambio para Londres no ano que vem e seu blog vai ser muito interessante para eu aprender um pouco mais sobre a cidade até o grande dia!
    hahaha
    Adorei, muito bom seu post :)
    vou acompanhar sempre

    beijos

    • 22 . 12 . 2015

      Ei moça! Ai que beleza, cê vai adorar Londres! Se tiver alguma dúvida ou precisar de alguma coisa é só chamar viu?

      Bêjj :*

  • 22 . 12 . 2015

    Vc sempre escrevendo de forma maravilhosa :)
    olha, eu não fiquei chocada não. Quer dizer, se você pensar que no Brasil o salário mínimo não dá mesmo para viver, me parece que por aí, até dá. Com aperto mas dá né?

    eu tenho amigos que recebem bolsa de um salário mínimo na universidade aqui em são paulo e em alguns casos mal dá pra morar (mesmo em quarto de república), comer e pagar transporte. sair e compras é meio fora da realidade. hahaha Então eu fico pensando que se alguém vem morar aqui sem ter $ guardado e trabalha em algo pra ganhar um salário mínimo, no fim do mês, acho que nem consegue comer.

    Claro que essas comparações são sem noção, porque são países de realidades distintas. mas a minha reflexão vem no sentido de pensar que qualquer pessoa que vai para um país estrangeiro, sem ter muito $$, acaba passando dificuldades. mas no fim das contas, me parece que dos males os menores, aí até dá pra viver. Não dá pra ficar rico, mas da pra sobreviver e ir melhorando aos poucos.
    só é preciso ter coragem. eu particularmente nunca tive. risos

    Admiro pessoas como você :)

  • 22 . 12 . 2015

    Cheguei agora e já adorei o teu blog <3
    Posso dizer que to bem feliz por não desejar morar em outro pais, meu único desejo é morar na bahia, to bem aqui no Brasil, to bem acostumada com o povo daqui. Mas a vida ai não é tão difícil, se a pessoa sair do brasil, com tudo definido e conseguir uma casa própria é só luxo! Até porque o que eu vi que ferra é mesmo o aluguel e transporte, mas isso é até no Brasil, né galerinha. Gostei bastante do post, é super realista e vai ajudar muitas pessoas, parabéns pelo blog!

    http://pinkisnotrose.blogspot.com.br/

  • 22 . 12 . 2015

    Já apaixonei pelo seu blog. <3 Nós estávamos com uma oportunidade de morar em Cambridge, daí quando começamos a morar lugar, tomei aquele susto que só sobraria dinheiro pra comer e olhe lá, hahaha. Pra levar o cachorro nós iríamos à falência. :( Aí acabamos mudando os planos, mas quero muito ir pra visitar. *-*

    • 22 . 12 . 2015

      Ei Katarina! Que bão que cê gostou do bloguito :)

      Sério que Cambridge é tão caro assim também? :( Por ser interior achei que fosse um pouco mais barato que aqui… Mas é foda, morar fora nunca sai barato! Precisa de muito planejamento! Mas poxa, num desiste não. É uma experiência incrível e a gente aprende pra caramba!

      Beijo beijo e obrigada pelo comentário lindo! :*

      • 22 . 12 . 2015

        É mais barato que Londres, mas ainda assim não daria pra gente. :/ Mas não desistimos, é que inicialmente seria só um ano do doutorado do meu marido, aí era muita burocracia e grana pra pouco tempo, sabe? Obrigada pela força! Beijão!

  • 22 . 12 . 2015

    Babi, eu morro de vontade de morar em Londres, por 1 ano ou 2 que seja, durante uma especialização ou algo assim e é muito bom ter uma noção de como é a realidade por aí.
    Eu estive em Londres no início do ano passado e agora pretendo voltar com minha família em dezembro. Desde agora já estamos procurando e planejando tudo pra ver se com alguma antecedência conseguimos economizar em algo. Hospedagem está sendo um parto! Alugar apartamento por temporada parece ser a melhor opção mas até assim tá caro. Inclusive se você souber de algum numa região legal me dá um toque, por favor haha

    Beijo

    • 22 . 12 . 2015

      Cecília, é uma experiência super foda que eu recomendo muito. A gente aprende até nos apertos que a gente passa, e quando voltamos pro Brasil vemos que somos uma pessoa completamente diferente, com os horizontes muito mais amplos sabe? Se você tiver uma chance um dia, vem morar aqui uns tempos sim!

      Olha… Como eu disse no post Londres é realmente um absurdo… E como é uma família, não rola o esquema de alugar quarto e tal. Infelizmente ou é um hotel (que pode sair caro) ou um apartamento alugado… Continua procurando, procura nas zonas mais afastadas que deve ter coisa bem mais barata apesar de ser um pouco mais afastado.

      Boa sorte nas pesquisas, se precisar de algo é só falar! :*

  • 22 . 12 . 2015

    Primeiramente, quero agradecer seus comentários lindos no meu blog como sempre! <3
    Segundamente, aqui está muito lindo tbm como sempre <3
    Terceiramente, não tinha ideia de como pode ser uma vida por aí e cara, esse post me deu noção de muita coisa. Por mais que vc odeie (kkkkkk) foi muio últil e escrito com o seu jeitinho mara e engraçado de ser não fica nem um pouco cansativo \o///

    Babiiii, super beijo! ótimo fim de ano <3

    • 22 . 12 . 2015

      Sempre bem-vinda Grazi, sempre bem-vinda! :)

      Pois é moça, o povo vivia achando que eu vivo às pampa aqui na maior moleza… Isso pq ninguém me vê contando moedinha OIAUEHAOIUEHI

      Beijo beijo :* :*

  • 22 . 12 . 2015

    Minha irmã que morou aí disse que, basicamente, você contou a vida dela. heheh
    Eu queria ter coragem para enfrentar isso. Quem sabe um dia?!
    Bjos, Babi!

    • 22 . 12 . 2015

      Oiiiiii Marianaaaa! Pois é moça, essa é a vida de muita gente que mora aqui! E como eu disse, cê acredita que tem gente que passa mais apertado ainda? Mas o bom é que as coisas sempre melhoram, então o esforço vale a pena!

      Obrigada pelo comentário e bêjo! :*

  • 22 . 12 . 2015

    SEM OR! Ganha 1200 libras só é legal se tiver que pagar as despesas em real! hauhaua
    Pelo custo de vida, o salário mínimo aí de Londres é super baixo também, né? Se for comparar fica até parecido com o do Brasil… Que triste isso! :'(
    Como você disse, tem mesmo que ser trabalhador.

    Mas vamos falar de coisa boa… Essa top therme… digo, esse layout tá é muito lindo! *-*
    Já quero um novo tbm! hauahuahauh <3

    • 22 . 12 . 2015

      Camila, já tem ANOS que esse salário mínimo não é aumentado, sabia? Agora dizem que vão aumentar a partir do mês de abril, tô pagando pra ver! Se a pessoa não curte pegar no batente ela não aguenta Londres mesmo não pq não tem jeito de querer vir morar aqui e não ter uma fonte de renda. As contas infelizmente não vão se pagar sozinhas :(

      Beijo beijo :***

  • 22 . 12 . 2015

    Eita! Que aperto, hein? A libra sempre foi bem cara, e confesso que isso me deu um pouco de medo até mesmo pra fazer uma viagem ou intercâmbio. Tem que estar preparado pra terra da rainha… Mas é como vc falou no final, depende muito das condições, do salário de cada um, do que vai fazer…
    Ahhh, que saudade de entrar aqui ♡ Demoro, mas não esqueço e não abandono! Seu cantinho é muito amor ♡

    • 22 . 12 . 2015

      A MAIS LINDA <3

      Sempre foi cara essa tal dessa libra né, meldels :( Quando vim pela primeira vez não tava diferente, na época o câmbio tava R$5,10 :o Tem que esperar porque isso muda muito, Mari. Hoje ela tá cara, mas se você esperar uns 4 ou 5 meses vai ver que o valor vai ter melhorado... Até pouco tempo atrás (uns 2 anos) 1 libra tava saindo por R$3,00, o que não é tão barato mas é melhor que os quase R$6,00 que ela tá hoje em dia...

      Marilinda, obrigada pelos comentários lindos de sempre! Um abração bem fortão <3 :***

  • 22 . 12 . 2015

    Babiii,quanto tempo ❤ assim,foi o post mais esclarecedor e verdadeiro pq vc quer as vdds sobre aí e a maioria so diz q é tudo fácil e maravilhoso. Enfim,sonhar todo mundo sonha em morar ai,ate eu,mas tem q ter mta coragem em enfrentar tudo isso,aqui no Brasil ou Londres,ne?! Qualquer coisa,tamo ai em Londres tomando uns drinks hahahhaa

    • 22 . 12 . 2015

      Olhaaaa quem apareceu! Quanto tempo Karols ❤

      Pois é, tem que ser dito porque todo mundo vê as blogueiras rhycas e veem uma realidade que não é tão real assim. Coragem a gente tem que ter em todo lugar, trabalhar a gente tem que trabalhar em todo lugar, então né… Dos males o menor! hahahaha

      Beijo Karols :*

  • 22 . 12 . 2015

    Oi Bárbara, tudo bem? Quanto tempo…..
    Bom, li seu blog e acho sim, que vai ajudar muita gente que pensa em ir pra Londres. Mas eu fiquei triste! Apesar de não ter sua idade…( Fazer o que, né não? kkkk) eu estava cogitando a idéia de passar um tempo aí. Mas para valer a pena, teria que ganhar o que vc está falando , trabalhando em três lugares e morando em um aluguel barato. Aff !!!!!

    Beijo querida! Jesus te abençoe!
    Alessandra

  • 22 . 12 . 2015

    Adorei post, Babi! Sempre tenho curiosidade de saber como é morar em outro país rsrsrs
    Mas mesmo com os gastos com impostos, transporte e acomodação (que, pelo que eu entendi, são os maiores), você acha que compensa? No sentido de você ver que o que você paga de imposto, está sendo mesmo revertido em melhorias na cidade, que o transporte é de qualidade, essas coisas…

  • 22 . 12 . 2015

    Ain Babi, eu precisava apenas desse post pra terminar meu ano bem! Só em ter uma base de valores já ajuda. Não vou poder fazer um intercâmbio longo (de início) por causa da faculdade, mas espero que eu ainda consiga morar e trabalhar por aí hehe Seu blog está simplesmente MARAVILHOSO, que 2016 traga muito mais sucesso e reconhecimento pra ti, por que você merece sempre tudo de melhor!!! <3

  • 22 . 12 . 2015

    QUE BLOG É ESSE
    TO ME SENTINDO EM OUTRO PLANETA
    MAS TÁ TÃO AMORZINHO ♥ AMEI, BABIMU

    E AMIGA, QUE CUSTO DE VIDA CARÉRRIMO, HEIN?! QUANDO CHEGOU NA PARTE DA ALIMENTAÇÃO ONDE SOBRAM MÍSEROS £120 EU JÁ FIQUEI SEM AR.
    OK que isso é muito aqui no Brasil quando convertido em reais, mas caramba, depois de tudo isso sobrar menos de £50 pra viver a vida é complicado, viu?

    Se tiver gente aí que sobrevive apesar de tudo COM CERTEZA essa gente é brasileira.

    Adorei o post e q bom que voltou ♥