Aug 10, 19

Vou ignorar o fato de que eu já não dou as caras aqui há 1 ano e vou continuar como se nada tivesse acontecido, tá? A verdade é que eu só voltei porque precisava registrar algumas memórias da minha viagem para a Irlanda enquanto ainda tenho as lembranças vivas na cabeça.

Tô recém-chegada da Ilha Esmeralda (chamada assim por ser tão verdinha) e ainda não entrei no ritmo de festa de Londres. Ainda tô devagar, e acordo achando que tô na cama macia do Air Bnb que alugamos por lá. Foram sete dias que poderiam bem ter se esticado para 14, e acho que ainda assim não teria sido tempo o suficiente pra me fazer cansar daquele lugar. Eu finalmente fui na roça que eu há tempos tanto queria – andei no mato, vi um monte de ovelhas e vacas, e senti aquele cheirinho maravilhoso de esterco. Provavelmente peguei uns carrapatos que ainda devem estar passeando perdidos pelo meu corpo.

O interior da Irlanda é um lugar que me fez lembrar muito da minha infância ao oferecer aquele ócio gostoso que a gente nunca sente morando na capital. Infelizmente dessa vez neguei a oferta de calmaria, por mais tentadora que tenha sido, pra tentar conhecer um pouco dos arredores. Não me arrependi de ter trocado o sossego pelo bate-perna, mas me vejo voltando em breve e curtindo aquela cena típica de paz: uma casinha simples e aconchegante, uma rede, um livro, um café.

Marnic House B&B – Primeiro bed & breakfast que ficamos em Ballyhaunis
Santuário de Knock

Não fomos em Dublin (que é em outro condado), mas visitamos tudo que esses sete dias nos permitiram dentro de Mayo. Dirigimos por horas em estradas surpreendentemente bem conservadas, fizemos paradas inusitadas pra seguir plaquinhas que indicavam castelos por perto, andamos e exploramos tudo ao nosso redor.

Quero também registrar o sábado em que escalamos Croagh Patrick, a montanha mais sagrada de toda Irlanda. Paguei meus pecados porque, como de costume, achei que fosse morrer nas 8 horas que levamos pra subir até a igrejinha do topo e descer tudo de novo. É tão difícil que muita gente faz essa escalada como penitência, descalços ou de joelhos. Eu – que fui de tênis – fiquei sem andar direito por 5 dias. Cheguei a conclusão que adoro caminhar, mas nunca mais me atrevo a subir montanha.

Pico da Montanha Croagh Patrick
 Montanha Croagh Patrick vista à distância – pico coberto de neblina
Capelinha no pico da Montanha Croagh Patrick
Pico da Montanha Croagh Patrick, Condado de Mayo

Vista do pico da Montanha Croagh Patrick, Condado de Mayo

Montanha Croagh Patrick, Condado de Mayo

Apontando a meta da escalada – pico da Montanha Croagh Patrick,

Vista do pico da Montanha Croagh Patrick

Vista do pico da Montanha Croagh Patrick

Fizemos um trecho pequeno da Wild Atlantic Way – uma trilha turística na costa oeste da Irlanda. Me arrependo de não ter procurado mais informações antes de ir, pois se eu tivesse planejado direito teria dado pra fazer um pedaço maior. São 2.500km no total, passando por nove condados com paisagens lindas – vou deixar as fotos falarem por mim.

Ilha de Achill, Condado de Mayo
Torre de Rockfleet, que pertenceu a Grace O’Malley
Arredores da Torre de Rockfleet, que pertenceu a Grace O’Malley
Estrada na Ilha de Achill que leva até a praia de Keem Bay
Aldeia abandonada, Ilha de Achill
Aldeia abandonada, Ilha de Achill
Arredores da Torre de Rockfleet, que pertenceu a Grace O'Malley

Arredores da Torre de Rockfleet, que pertenceu a Grace O’Malley

Passamos por tantos lugares que é difícil nomear todos – ruínas de castelos, praias e muita natureza. Gente simpática e hospitaleira que te cumprimenta e dá bom dia ao passar por você sem nem te conhecer (tem coisa mais interiorana que isso?). A vida nessa área parece ser tão tranquila que várias vezes me imaginei tendo uma casinha no meio do nada, com umas vaquinhas pastando no quintal…

Praia de Keem Bay, na Ilha de Achill

Praia de Keem Bay, na Ilha de Achill

Centro de Westport
Westport
Downpatrick Head, Wild Atlantic Way Route

Chegada em Downpatrick Head, em uma parada na rota Wild Atlantic Way

Downpatrick Head, Wild Atlantic Way Route, County Mayo

Downpatrick Head em uma parada na rota Wild Atlantic

Estátua de St Patrick, Downpatrick Head
Convento de Ross Errilly, Condado de Mayo
Convento de Burrishoole
Aldeia abandonada, Ilha de Achill
Convento de Burrishoole, Condado de Mayo
Convento de Burrishoole, Condado de Mayo
Ilha de Achill, Condado de Mayo
Aug 25, 15
Rolêzinho em St Katharine’s dock
Mar 03, 14
Visitando Bath, no interior da Inglaterra!
Feb 02, 14
Cemitério de Highgate