Jul 17, 15

Acho que todo mundo que curte fotografia chega em um certo momento que olha para as próprias fotos e pensa: “não tá legal, tá faltando alguma coisa”. Apesar de sempre pegar um pouco pesado comigo mesma, acho esse senso crítico essencial para nosso crescimento pessoal. Dia desses fiz uma aulinha com um fotógrafo conhecido meu. Aprendi MUITA coisa nova e vi também que eu precisava – urgentemente – desenvolver mais o meu olhar. Eu simplesmente não estou conseguindo visualizar/imaginar as fotos. Não tô enxergando detalhes, não tô prestando atenção na luz, não tô tendo paciência pra esperar a foto acontecer. Eu tenho uma câmera legal, tenho uma lente bacana, moro em um lugar com bastante coisa bonita. É óbvio que o problema é um só: EU.

E foi com essa “culpa” que eu comecei a querer melhorar. Praticar mais, deixar de ser lerda e prestar atenção nas coisas. Renovei minha inscrição no Lynda, virei o Google do avesso e coloquei vários sites de fotografia e tutoriais nos meus favoritos, pinei várias imagens de fotógrafos com quem eu me identifico e separei uma lista de documentários sobre o assunto que quero assistir. Hoje, inspirada por um “desafio” que eu vi na PhotoClass (amo, participo e indico muito) do Reddit eu quis analisar minhas fotos um pouco mais a fundo. O desafio sugere que você mostre: 1) a melhor foto que você já tirou 2) uma foto que você queria que tivesse ficado melhor 3) uma foto de algo que você ama.

Já aviso de antemão que minhas fotos não tem absolutamente nada de especial. Muitas das vezes gosto de fotos simplesmente pelo jeito que eu me senti no momento em que as tirei e não por motivos estéticos ou técnicos. Então meu julgamento pode tá meio off, okay? :)

1. A melhor foto que você já tirou

Eu vou interpretar essa como a “foto que eu mais gostei” porque eu não olho para nenhuma das minhas fotos e penso “NOSSA QUE FOTO FODÁSTICA!!!!”. Ela foi uma das primeiras que eu tirei com minha 60D e na época eu ainda fotografava em .JPEG, não entendia muita coisa de edição. Decidi fazer em P&B porque eu tinha gostado da textura dos tijolinhos e queria que ela se destacasse, sem que ter as cores pra roubar a atenção. Não tem ótima composição nem conta uma história, mas é uma foto que eu gosto bastante.

14836425568_139acd7b72_b

Era pra ser só 1 foto, mas não tenho como não colocar também essa segunda que tem um lugar no meu coração. Achei a luz maravilhosa e gostei bastante da combinação desse tom amarelado dos tijolinhos com o azul do céu. Ficou uma luz bem gostosa e sempre me faz ter uma sensação de “fim de tarde preguiçoso”. Também gosto do formato de ~escadinha~ que é diferente, das três janelinhas e pelo fato desse ser um hospício abandonado super velho.

14836304329_f36d614771_b

2. Uma foto que poderia ter ficado melhor

TODAS, RSSSSSSSSS.

Meu coração dói muito toda vez que olho pra essa foto. Foi tirada poucos dias depois de ter comprado minha Canon T3, a primeira câmera que tive. Eu estava tão absorvida em uma felicidade de criança que eu não estava prestando atenção em nada. Eu não entendia muita coisa de exposição e composição e não olhei pra foto pra saber como ela tinha saído e talvez ter tirado outra. Já voltei no mesmo lugar e tentei fazer coisa parecida mas o momento não volta mais.

O moço tava fazendo essas bolas de sabão enormes, e eu lá no cantinho toda tímida doida pra tirar uma foto mas tinha muita gente, tava lotado. Ele olhou pra mim, fez uma bola GIGANTE, riu e mandou na minha direção. Gente, por um momento eu estava dentro da bola. Eu não sabia se eu ria, chorava ou se eu tirava o raio da foto. Fiz os três sem ter feito nenhum direito.

10366496085_7ba94660fa_b

3. Uma foto de algo que você ama

Amo muita gente, amo muitas coisinhas. Mas essa me pegou de jeito porque percebi que não tenho fotos tiradas por mim com/de pessoas que eu amo. Olha que falha!

Essa é minha vó Rosa. Há muito tempo fiz um projeto do Rotaroots e escrevi uma cartinha pra ela, que eu acabei deletando porque me fazia chorar toda vez que eu lia. Mas enfim. Ela faleceu quando eu tinha 13 anos e 12 anos depois eu penso nela todos os dias. Essa 3×4 é a única foto que restou dela, e como meu tio no Brasil não deixou que eu ficasse com ela (por motivos compreensíveis) eu guardo essa foto-da-foto com todo carinho.

10868050_558358644299609_2503978874534399886_n

Sintam-se convidadas pra fazer esse pequeno exercício também! É bem introspectivo e me fez pensar um pouco sobre as coisas que eu fotografo (e também as que eu deixo de fotografar). É legal fazer essa dissecção: Por quê você tirou? O que você sentiu? O que você gosta nessa foto? O que ela representa?

1 beijo e 1 queijo :*

Jul 25, 14
Pequenos detalhes de Londres
Jan 12, 14
DIY Fotográfico: De laser a lente macro!
Jan 15, 17
Inspiração fotográfica: Andy Goldsworthy



  • 17 . 07 . 2015

    Que blog mais amoor <3 E nem me fale do post, então!Amei, amei, amei!E agora estou louca para fazer um desses lá no meu blog ♥ Fotos maravilhosas *emoji de pessoinha apaixonada* Beijão ♥

  • 17 . 07 . 2015

    Que exercício legal!! Tem tanto tempo que não venho aqui ou te vejo pelos grupos e hoje quando vi vim correeeendo. To apaixonada nas duas primeiras fotos e são lindas mesmo, a arquitetura da segunda, as janelinhas como você falou deixou tudo maravilhoso e a composição da primeira também está divina. Imagino como tenha sido legal o dia/lugar dessa foto da bolha, mesmo que você não tenha gostado eu adorei a ideia da foto.
    Beijos!!

    • 17 . 07 . 2015

      Auehauehaueh Luana, eu ando meio sumida dos grupos mesmo :/

      Fico feliz pra caramba quando cê diz que gosta das minhas fotos porque você é tão talentosa! Brigada viu? <3 <3 <3

  • 17 . 07 . 2015

    todas as suas fotos estão lindas, mas entendo o fato de sempre acharmos que dá pra melhorar. adorei a das bolhas, ficou muito divertida.
    beijão

  • 17 . 07 . 2015

    Uou isso é demais, amei esse desafio e quero fazer, sabe que eu também sinto como você sentia, eu posso melhorar, minha técnica, meu olhar, minhas fotos, eu sempre tento pesquisar, olhar tutorial, documentário e o ensino em fazer curso, adoro fotografia e sei que é um mercado bem difícil de entrar, mas adoro por hobby e preciso me aperfeiçoar para que o hobby não fique jogado de lado r se torne chato hahah vou fazer, e quero olhar bem pro fundo também :) adorei as três fotos, mas a de tijolo amarelo com o azul do céu, ficou simplesmente deliciosa de olhar *–*

    As suaa fotos são lindas, você tem um olhar maravilhoso *-*

  • 17 . 07 . 2015

    Por acaso não sou fã de tirar fotografias…mas gostava de começar a ter mais entusiasmo nesse sentido

  • 17 . 07 . 2015

    Que fotos lindas, Babi! Não sei como essa terceira foto poderia ter ficado melhor, mas ok hahahaha É como você disse, quem curte fotografia tem essa mania de sempre achar que tá faltando algo, que poderia ter saído melhor. Eu amo fotografia, mesmo. Mas não sei tirar fotos. Sou bem melhor que me pai, mas ao olhar as fotos que ele tira acho que isso não chega a ser um grande conforto hahahaha
    Amei!
    Beijo

  • 17 . 07 . 2015

    Nossa, já quero fazer isso, Babii!
    eu gostei muito das suas escolhas e os motivos ♥
    essas duas primeiras me lembram imagens de filmes/cinema, saca? Uma espécie de print de algum filme dos anos 80 >_<!

    nao sei há qnt tempo sua foto de perfil tá ali, mas q lindona, hein! E a pinta charmosa
    '(=

    • 17 . 07 . 2015

      Grazi, cê num pode fazer esse negócio de jeito nenhum porque suas fotos já são lindas e não tem onde colocar defeito nelas, pode parar hahahaha

      Mas ó, faz sim porque é uma análise legal, a gente geralmente não pensa muito nisso.

      E brigada! A única foto em que essa minha fuça tá ~apresentável~

      Brigada brigada brigada e beijão bem grandão <3

  • 17 . 07 . 2015

    Adorei isso, Babi! Mas vou confessar, eu tenho uma puta dificuldade de fotografar em RAW :~~~
    Nunca consigo editar a foto do jeito que eu quero depois, preciso trabalhar mais nisso.
    A segunda foto tá muito sensacional, amei ♥

    Beijocas

  • 17 . 07 . 2015

    Que ideia mais linda!! Dessa forma fica mais fácil avaliar o progresso fotográfico
    As fotos estão lindas, e as das olhas não vejo no que poderia melhorar.. talvez só a iluminação, pq a composição e as formas da bolha deixou a foto original <3

    • 17 . 07 . 2015

      Ei Clay, brigada! Essa das bolhas ficou terrível justamente por causa da exposição que ficou alta demais… Já tinha editado ela bastante, mas jpg cê sabe como é… Não dá pra recuperar tantos detalhes :( acho que na hora eu fiquei tão empolgada/desesperada/desnorteada que eu nem vi nada AUEHAUEHAUEHAUE

      Beijo! :*

  • 17 . 07 . 2015

    é bem por ai. sempre bom analisar as coisas que a gente faz, se dá pra fazer melhor, o que tá faltando e afins. aliás, amei as duas primeiras fotos ♥